Projeto Digitalização

Processo de revisão de dados. Ao fundo, um autorretrato de Iberê Camargo

O projeto Digitalização e Disponibilização dos Acervos marca o início de uma nova fase na preservação da obra de Iberê Camargo e possibilita o contato do público com o acervo de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.

Financiado pelo Pró-Cultura RS LIC, lei no 13.490/10, com o patrocínio da Petrobras e da Gerdau, o projeto serve como um estudo avançado e detalhado dos fundos artístico e documental da Fundação Iberê Camargo, que é de grande potencial para a disseminação da arte no campo da cultura.

Dessa forma, a digitalização e sistematização de obras e documentos históricos que compõem o acervo da Fundação democratizam a informação e trazem ao conhecimento público um repertório nunca visto antes em exposições.

Para que o sistema seja constantemente atualizado com informações – o que permite um rico e sofisticado cruzamento de dados sobre o acervo – as equipes trabalham em contínua pesquisa. Neste sentido, estamos fazendo todos os esforços para incluir materiais e informações diversas que ainda não tenham sido apresentadas, e completar dados relacionados aos contextos das imagens (identificação de datas, de pessoas retratadas ou citadas nos documentos, entre outros).

O detalhamento das informações é muito importante para que, através dos testemunhos sobre a produção de Iberê e da apresentação de sua obra completa, possamos reconstruir a sua trajetória.

Assim, solicitamos a todos os que consultarem o Acervo Digital que, caso tenham alguma contribuição ou dúvida a respeito de qualquer material, entrem em contato com a equipe do Acervo pelo e-mail acervo@iberecamargo.org.br.

As obras apresentadas no Acervo Digital tem seus direitos vinculados à Fundação Iberê Camargo e destinam-se exclusivamente ao uso privado ou educacional, sem finalidades comerciais. Usos indevidos estão sujeitos a penalizações previstas em lei. Os termos de uso podem ser acessados aqui.

Solicitações para uso de reproduções de obras de Iberê Camargo devem ser dirigidas ao e-mail cultural@iberecamargo.org.br.

Atualmente o Acervo Digital está disponibilizado em versão beta, e seguimos trabalhando para seu aperfeiçoamento.

O projeto Digitalização e Disponibilização dos Acervos é realizado em memória e agradecimento a Maria Coussirat Camargo, companheira de Iberê e a primeira a organizar e a documentar, de forma dedicada, a produção do artista.

Visite o Acervo Digital

Patrocinadores

Ficha Técnica do Projeto

Coordenação: Gustavo Possamái

Gestão Cultural: Germana Konrath

Coordenação de Acervo: Eduardo Haesbaert

Acervo: Gustavo Possamái

Acervo Documental: Alexandre Demétrio

Comunicação: Elvira T. Fortuna | Adriana Martorano | Thaís Leidens | Neiva Mello

Web Design: Fábio Zimbres

Desenvolvimento: Josimar Zimermann | Himaker

Hospedagem: Defcon FileMaker Hosting

Estagiários: Calvin Maister | Marcela Perlott

Patrocínio: Petrobras | Gerdau